À medida que continuamos a nos aprofundar no DISC, é hora de olhar para o perfil S em nossa análise: o fator Estabilidade. Vamos olhar para os Alto S (comunicadores estáveis) e Baixos S (comunicadores dinâmicos), bem como os prós e contras de cada fator.
O que é a estabilidade?
Este fator mede como alguém lida com ritmo e consistência.
O que significa o alto S (estável)?
Comunicadores estáveis preferem um ritmo mais controlado, responsabilidades definidas e expectativas claramente delineadas. Eles são atenciosos, compassivos e amistosos com os outros, mas também podem parecer indiferentes ou hesitantes.
Pessoas com alto S precisam de transparência de sua equipe e de seus líderes. Elas querem saber o que é esperado de todos os envolvidos em um projeto, a ausência disso pode os levar à incerteza.
Quais são as vantagens de ter um alto S?
Comunicadores estáveis são ótimos jogadores de equipe; sua natureza descontraída e capacidade de permanecerem diligentes os tornam excelentes apoiadores em grupos. Eles são considerados pelos outros como modestos e atenciosos e preferem harmonia ao conflito e contribuições positivas à negatividade. Sua lealdade não pode ser ignorada.
Quais são as desvantagens de ter um alto S?
Embora os Alto S sejam receptivos aos outros, eles nem sempre podem ser percebidos dessa forma. Eles podem parecer desligados de grupos desconhecidos e evitarão os holofotes, o que pode levá-los a não contribuir como deveriam, quando são mais necessários.
Eles também tendem a fugir de atritos, então podem hesitar em falar, se arriscar ou discutir sobre um assunto polêmico. Eles também preferem um ritmo naturalmente mais lento, o que pode atrapalhar projetos que precisam de um maior nível de flexibilidade e agilidade.
Solução: Peça o que você precisa
A melhor maneira de melhorar a comunicação e transformar contratempos em oportunidades é ouví-los, com paciência. Não é balançar o barco e colocar mais pressão — mas sim comunicar prazos bem organizados e uma abordagem mais calma, dessa maneira aumentam as chances de sucesso.
O que significa o baixo S (dinâmico)?
Pessoas dinâmicas, ou baixos S, adoram pular do mundo das ideias para a ação. Elas são abertas e confiantes com relação a mudanças e preferem conversas animadas e rápidas. Elas podem parecer inquietas ou agitadas.
Quais são as vantagens de um S baixo?
A facilidade do baixo S de pular de cabeça em projetos os torna membros valiosos de uma equipe. Eles são ótimos em mudar de rumo com rapidez e atuar e mais de uma iniciativa ao mesmo tempo.
Comunicadores dinâmicos também não têm medo de conversar com várias pessoas ao mesmo tempo. Eles não fogem de ambientes agitados e tendem a mostrar mais as emoções.
Quais são as desvantagens de um baixo S?
Pessoas com um baixo S correm o risco de se desligar se uma situação se tornar muito rotineira ou muito lenta para seu gosto. Elas também podem ter uma tendência a pular rapidamente para o conflito em vez de levar tempo necessário para ouvir todas as partes.
Também pode causar conflito com membros mais lentos de sua equipe, causando mais problemas na execução das atividades.
Solução: Desacelere para Acelerar Pode parecer contraintuitivo, mas a solução para que os baixos S tenham sucesso em seus papéis é desacelerar. Tente se desafiar a ouvir mais os outros, e encare isso exatamente como um desafio! Seu comportamento é uma parte importante do seu sucesso — ouça mais e tenha mais paciência com o ritmo das pessoas que possuem mais facilidade em se dedicar em uma tarefa por veze você verá a diferença.