DECIFRANDO O DISC
NO TRABALHO
PORQUE DISC? POR QUE NÃO?
DISC é provavelmente a ferramenta de análise comportamental mais utilizada no mundo, adotada por mais de 100.000 clientes da TTI Success Insights, em processos de seleção e desenvolvimento de pessoas.
A TTI Success Insights é a única fornecedora de DISC no mercado mundial que possui relatórios com 384 variações de texto, personalizados para uso em líderes, vendedores, candidatos e demais colaboradores de uma organização.
Baseada em mais de 35 anos de pesquisa e presente em 115 países, nossa ferramenta DISC é única para identificar talentos e assim contribuir para a construção de equipes de alta performance.
Características
Alto D:
Competitivo,
Direto
e rápido
Baixo D:
Agradável,
Brando
e Pacífico
Pessoas famosas com Alto D:
Amyr Klink
Bernardinho
Hortência
Marília Gabriela
Oscar Schmidt
Influência
Características
Alto I:
Comunicativo,
Otimista
e Sociável
Baixo I:
Crítico,
Factual e
Pensativo
Pessoas famosas com Alto I:
Galvão Bueno
Hebe Camargo
Ivete Sangalo
Silvio Santos
Susana Vieira
eStabilidade
Características
Alto S:
Amigável,
cooperativo,
metódico
e planejador
Baixo S:
Ativo,
flexível,
inquieto
e versátil
Pessoas famosas com Alto S:
Eduardo Suplicy
Ivan Lins
José Roberto Guimarães
Milton Nascimento
Reginaldo Leme
Conformidade
Características
Alto C:
Analítico,
cauteloso,
formal
e preciso
Baixo C:
Criativo,
dogmático,
independente
e informal
Pessoas famosas com Alto C:
Chico Buarque
Joaquim Barbosa
José Serra
Miriam Leitão
Parreira
DOMINÂNCIA
A Dominância reflete a forma como reagimos a problemas ou desafios. Uma pessoa com estilo DISC de alta Dominância pode sentir raiva com certa frequência e mostrar-se impaciente com regularidade. Em geral, caracteriza-se pela franqueza. Os indivíduos dominantes tendem a ser extrovertidos e orientados para tarefas.
ALTO D
Não cutuque a onça com vara curta. Uma pessoa com alta Dominância pode dar a impressão de ser agressiva, rude e difícil de lidar, mas é apenas sua forma direta e objetiva de se comunicar. Essa pessoa inovadora e com grande senso de urgência geralmente está sempre olhando para o futuro, buscando desafios e oportunidades de colocar em prática suas próprias ideias.
O QUE FAZER: Ir direto ao ponto.
O QUE NÃO FAZER: Não deixar espaço para que coloque sua opinião.
BAIXO D
Só porque uma pessoa com baixa Dominância apresenta maneiras cordatas, discretas e até conservadoras, isso não significa indiferença ou falta de opinião própria. Os baixos Ds tendem a ser pacíficos e previdentes em suas relações profissionais e sociais. Eles possuem uma maior facilidade para trabalhos em equipe e trabalhar em um ambiente onde a cooperação e relações amistosas estejam presentes.
O QUE FAZER: Deixar que decidam sem pressões.
O QUE NÃO FAZER: Forçar a tomar decisões rapidamente.
INFLUÊNCIA
A Influência refere-se à forma como influenciamos e nos relacionamos com pessoas. Uma pessoa com estilo DISC de alta Influência em geral costuma ser percebida como confiante e otimista, mas às vezes pode ser desorganizada ou indireta demais. Os influenciadores tendem a ser extrovertidos e orientados para as pessoas.
ALTO I
Esse indivíduo possui maior facilidade para se relacionar com outras pessoas, muitas vezes sendo o centro das atenções. Uma pessoa com alta Influência tende a ser entusiasmada, otimista, falante, persuasiva e emocional. Ela funciona melhor trabalhando em equipe e em ambientes alegres.
O QUE FAZER: Perguntar como se sente.
O QUE NÃO FAZER: Enfatizar demais os detalhes.
BAIXO I
Pessoas com Influência abaixo da média da população tendem a ser reflexivas e costumam se utilizar de argumentos lógicos. Elas tendem a ser socialmente mais distantes e às vezes podem ser percebidas como muito sérias. Um indivíduo com baixo I trabalha melhor quando há respeito à sua privacidade, preferindo muitas vezes trabalhar sozinho, para atingir os resultados desejados.
O QUE FAZER: Chegar logo à raiz do problema.
O QUE NÃO FAZER: Ser superficial na comunicação.
A Estabilidade possui relação com o ritmo e a consistência. Uma pessoa com estilo DISC de alta Estabilidade tende a ser mais calma e planejada, podendo às vezes ser possessiva ou indireta na comunicação, evitando confrontos. Indivíduos com alta Estabilidade são introvertidos e orientados para as pessoas.
ALTO S
Estável, firme e previsível – esta é a descrição de uma pessoa com alta Estabilidade. Ela pode resistir a mudanças sem explicações lógicas e prefere concentrar-se em uma ou duas tarefas, ao invés de trabalhar com várias ao mesmo tempo. Os indivíduos com esse tipo de personalidade têm temperamento calmo, são bons ouvintes e costumam ser amigáveis, leais e generosos com as pessoas próximas.
O QUE FAZER: Explicar muito bem “como” o plano foi desenvolvido
O QUE NÃO FAZER: Entrar em confronto.
BAIXO S
Por causa de sua natureza inquieta e impulsiva, uma pessoa com baixa Estabilidade está sempre em movimento, ansiosa por novidades e disposta a se adaptar rapidamente a mudanças. Adora variedade e prefere assumir múltiplas tarefas, muitas vezes podendo usar de improvisação, para não perder o ritmo e manter a velocidade.
O QUE FAZER: Definir os prazos claramente.
O QUE NÃO FAZER: Dizer a forma como o trabalho deve ser feito.
A Conformidade refere-se à maneira como reagimos a procedimentos e regras. Uma pessoa com estilo DISC de alta Conformidade pode sentir-se preocupada com frequência e, em alguns momentos, ser muito crítica e direta. Ela é introvertida, reservada e orientada para tarefas.
ALTO C
Um indivíduo com alta Conformidade é preciso, cuidadoso, preocupado com detalhes e consciencioso. Pode ser visto como muito cauteloso, pensa de forma muito sistemática e toma decisões calculadas com base em dados e fatos. Essas pessoas normalmente possuem uma abordagem mais técnica e são ótimas para solucionar problemas.
O QUE FAZER: Esteja preparado e seja organizado na comunicação.
O QUE NÃO FAZER: Falar só generalidades.
BAIXO C
Quando se trata de tomar decisões, uma pessoa com baixa Conformidade é bastante firme com relação às suas ideias, determinada e teimosa. Possui uma maior tolerância ao risco e incerteza e também maior facilidade para pensar “fora da caixa”. A baixa Conformidade também pode ajudar a vencer objeções quando houver a necessidade de vender algo.
O QUE FAZER: Dê liberdade para construir o seu próprio caminho.
O QUE NÃO FAZER: Restringir sua atuação com regras e burocracia.
O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESCOLHER UM FORNECEDOR DE INSTRUMENTOS DISC
FAÇA O DOWNLOAD DO GUIA PARA DECIFRAR A LINGUAGEM DISC; ELE VAI AJUDÁ-LO A ENCONTRAR O FORNECEDOR PERFEITO DE INSTRUMENTOS DISC E A ENTENDER POR QUE O DISC DA TTI SUCCESS INSIGHTS É ÚNICO.
QUER ACABAR COM OS CONFLITOS DENTRO DE SUA EQUIPE?
Entender quais são as características únicas que cada funcionário possui permite ter uma visão mais clara das dinâmicas de relacionamento do local de trabalho. Deixe seus dados de contato para receber mais informações sobre como usar as avaliações DISC da TTI Success Insights em sua empresa.